Todo sistema precisa de uma ferramenta eficaz para backup. Aqui vamos aprender a usar o Akeeba Backup, uma das ferramentas mais importantes que deve fazer parte da sua lista de extensões do seu site.
Para usuários Joomla!, uma das formas mais seguras e práticas de se realizar o backup é através da extensão Akeeba Backup. Essa extensão nos dá uma variedade de opções para configurar e realizar backup, além de com ela ser possível também, restaurar o site através do backup criado. É uma ferramente que agiliza bastante trazendo segurança, tanto para migrar o site, quanto para resolver algum problema através da restauração. Nesse tutorial, vamos fazer o formato básico/padrão de backup e restauração.
Com o akeeba, além da principal funcionalidade que é fazer o backup propriamente dito, você pode escolher onde esse backup será armazenado, como uma pasta em seu servidor ou em uma pasta em seu google drive, entre outras opções. Também é possível utilizar tarefas cron, para automatizar totalmente esse processo de backup, com opções de agendar o dia, horário e frequência desses backups. Como esses backups ocupam espaço e dependendo do site, isso pode limitar seu servidor, então você pode configurar para manter apenas uma quantidade limitada de backups.
Vale lembrar que, o Akeeba tem uma versão gratuita (que estamos usando nesse tutorial), que consegue fazer o backup manual e mais algumas configurações mais básicas e que pode atender grande parte dos usuários e também conta com uma versão ''Pro'', que conta com todas as funcionalidades que citamos aqui, além de diversas outras opções. Aqui na Agência Komodo, utilizamos o Akeeba em todos os projetos e podemos comprovar a versatilidade e credibilidade dessa poderosa extensão.
No site oficial você pode baixar a versão gratuita que faz o que precisamos (backup e restauração), mas caso queira um pouco mais de funcionalidades, você poderá adquirir a versão Pro.
Nosso tutorial é mais simplificado, para atender principalmente usuários menos experientes, mas também atende usuários mais avançados que não estão habituados a usar o Akeeba e caso houver alguma dúvida com essas ou alguma outra funcionalidade que não foi abordada no vídeo, fale com a gente nos comentários que iremos atender ao máximo possível. E não deixe de conferir nossas outras dicas e informações bacanas aqui em nosso blog.
Até a próxima dica!