Mulheres negras escrevem livro sobre impacto do assassinato de Marielle Franco

Lançado pela Livraria Africanidades, obra escrita por 32 autoras foi disponibilizada gratuitamente na internet

Texto: Redação I Edição: Nataly Simões I Imagem: Divulgação

A obra “32 vozes negras por Marielle Franco: por tantas outras mulheres negras que foram assassinadas e principalmente por todas nós: nossas vidas importam!” é parte de um projeto que teve início em 2018 após o assassinato da então vereadora do PSOL e do motorista Anderson Gomes. Com uma chamada pública no site Blogueiras Negras, o objetivo era convidar mulheres pretas para a produção de textos sobre o impacto do momento, da perda e do que ocorre depois.

O volume traz textos de 32 autoras negras e o prefácio de Anielle Franco, irmã de Marielle . A arte da capa é de autoria de Kaísa Santos e a  diagramação foi feita por Ariane Cor. O livro também recebeu uma tradução para o inglês, feita por Jess Oliveira e Bruna Barros.

“Estamos muito felizes com o resultado deste trabalho, que teve como empenho muitas mãos negras femininas”, conta Ketty Valencio, proprietária da Livraria Africanidades. 

A obra está disponível gratuitamente na internet e em breve deve ser disponibilizada nas plataformas digitais de leitura.

 O povo preto quer narrar suas histórias

Vivemos em um mundo de disputa. Nossa sociedade tem profundas marcas das desigualdades que foram desenhadas ao longo da história. Na atualidade parece que há espaço para debate, a tão falada representatividade está sobre a mesa.
Mas o povo preto quer mais. Queremos narrar nossas próprias histórias. Queremos ter direito de fala não somente quando essa é concedida. Somos múltiplos, somos muitos e plurais. A ótica de ser preto no Brasil se revela como um espectro, tamanha a diversidade dos povos ancestrais que nos originaram, e a variedade de experiências que podemos ter e ser. Pertencer. O que nos conecta é pele.

Apoie o Alma Preta e nos ajude a continuar contando todas essas histórias.

Vamos fazer jornalismo na raça!