QUEM SOMOS

História

A história do Alma Preta começa em 2015, como um projeto de jovens comunicadores negros universitários que sonhavam em produzir textos e pautas antirracistas. O portal surge com o intuito de impulsionar as diversas ações em curso de combate ao racismo no Brasil e com o objetivo de fortalecer as múltiplas identidades negras existentes no país.

Desde então ganhamos notoriedade entre os veículos de comunicação e hoje somos uma agência de jornalismo especializada na temática racial. Assumimos um caráter político na produção de nossos conteúdos editoriais porque acreditamos que com o nosso trabalho podemos informar, dar visibilidade e potência para a voz do povo negro.

Em nosso conteúdo você encontra reportagens, coberturas, colunas, análises, produções audiovisuais, ilustrações e divulgação de eventos da comunidade afro-brasileira. Nosso objetivo é construir um novo formato de gestão de processos, pessoas e recursos através do jornalismo qualificado e independente.

Missão

A missão do Alma Preta é informar a sociedade a partir da perspectiva racial negra e periférica, e responder aos anseios desse público com notícias multimídia. Nós assumimos o caráter político de valorização do conhecimento e da cultura negra, bem como a tarefa de exigir direitos e questionar o Estado em todas as dimensões da vida cotidiana.

Visão

Ser reconhecida como uma agência de jornalismo que produz conteúdo cotidiano a partir do olhar do povo negro.

Valores

Nossos valores se baseiam em fazer um jornalismo que esteja a serviço da construção de outro modelo de sociedade. Cobrir e enfatizar a realidade social brasileira trazendo luz às questões que permeiam as desigualdades existentes: raça, classe, gênero, sexualidade, entre outros. Nosso trabalho se fundamenta no papel social do jornalismo de cobrir e denunciar questões estruturantes, dessa forma vislumbra uma sociedade mais justa e democrática.

EQUIPE
Pedro Borges
Pedro BorgesEditor-Chefe
É co-fundador e editor chefe do Alma Preta. Jornalista formado pela UNESP, Pedro Borges compõe a Rede de Jornalistas das Periferias, é colunista da Mídia Ninja e do Do Lado de Cá. Pedro também a Coalizão Negra por Direitos.
Elaine Silva
Elaine SilvaDir. Adm/Financeiro
É formada em administração e gestão financeira pela UNIP e Anhembi Morumbi. Responsável pela análise, controle contábil e plano estratégico de negócios do Alma Preta.
Nataly Simões
Nataly SimõesEditora
É editora do Alma Preta. Jornalista de formação, Nataly Simões é apaixonada por boas histórias e acredita no poder de transformação social da comunicação.
Juca Guimarães
Juca GuimarãesJornalista
Começou no jornalismo em 1999. Trabalhou na Folha de São Paulo, TV Gazeta, Diário de S.Paulo, UOL, Agora S.Paulo, Brasil de Fato, Ponte Jornalismo, Repórter Brasil, entre outros. Ganhou o prêmio Folha de Jornalismo (2009). Cresceu no bairro do Capão Redondo, no extremo sul de São Paulo.
Guilherme Soares Dias
Guilherme Soares DiasJornalista
Atua como jornalista desde 2004. Graduado pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), tem especialização em jornalismo literário e já trabalhou nos jornais O Estado de S. Paulo e Valor Econômico, além de escrever para veículos como Repórter Brasil, Carta Capital, Catraca Livre, UOL, Agora São Paulo, Revista Trip e Você S&A.
Flávia Ribeiro
Flávia RibeiroJornalista
É mãe, feminista negra afroamazônida, jornalista pela Universidade Federal do Pará e consultora para equidade de gênero e raça. Militante do Centro de Estudos e Defesa do Negro do Pará (Cedenpa), da Rede de Mulheres Negras do Pará, da Rede Fulanas - Negras da Amazônia Brasileira e da Rede Nacional de Ciberativistas Negras. É repórter do Alma Preta.
Marina Nascimento
Marina NascimentoProjetos
Mestre em Gestão de Políticas Públicas pela Universidade de São Paulo (USP) estudando o tema de implementação de políticas de promoção de equidade racial, é também bacharel em Gestão de Políticas Públicas pela USP. Em sua carreira profissional estagiou na Secretaria de Administração Penitenciária e na Coordenação de Políticas para a Juventude. Como analista de projetos, atuou em uma consultoria na área de monitoramento e avaliação, facilitação de grupo e desenho estratégico. Atualmente, no Alma Preta se desenvolve na coordenação de projetos.
Juca Guimarães
Juca GuimarãesJornalista
É designer e co-fundador do Alma Preta. Formado pela UNESP, compõe pesquisas no campo da arte com foco na fotografia. Fundador da Bispo Lab, coletivo que faz estudos sobre o negro nas artes e no design.
Adrielle Coutinho
Adrielle CoutinhoSocial Media
É gestora de mídias sociais do Alma Preta. Jornalista formada pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, acredito no poder da comunicação contado com boas histórias, verdade e uma boa análise de resultados, impacta de forma profunda o novo contexto que se desenha diante de nós.
Gabriela Delgado
Gabriela DelgadoMarketing
Comunicóloga e publicitária formada pela Universidade de Brasília. Adora conversar longas horas sobre assuntos simples ou complexos. Integra a equipe de marketing do Alma Preta e acredita que a democratização da comunicação é um dos pilares para revolução.
Adriano Smoke
Adriano SmokeDesenvolvedor
É Integrante da Cultura Hip Hop desde 2006, Idealizador do dnaurbano.com.br e hoje atua como desenvolvedor web, videomaker e oficineiro de fotografia e Graffiti em projetos sociais nas periferias do ES.
Yago Rodrigues
Yago RodriguesVideomaker
Videomaker e Motion Designer nascido no Rio de Janeiro, atuante na área Cinematográfica, Jornalistica e Publicitária. Acredito que a comunicação é a arma mais poderosa para a transformação, pois ela é a ponte para a informação.

Apoio

Apoio

Parceiros

Parceiros

Image
Confira nossa assinatura no Catarse
 

NEWSLETTER

CONTATO

REDAÇÃO:              REDACAO@ALMAPRETA.COM

COMERCIAL:          COMERCIAL@ALMAPRETA.COM